
Trump ameaça taxar em 200% os vinhos europeus se UE não retirar tarifa de 50% sobre uísque dos EUA
- 13 de março de 2025
- 0 comments
- costadodende
- Posted in INTERNACIONALNotícias
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (13) que colocaria uma tarifa de 200% sobre todos os vinhos e outros produtos alcoólicos que saíssem da União Europeia se o bloco não removesse sua tarifa de 50% sobre o uísque americano.
A Comissão Europeia informou, na quarta-feira (12), que vai retaliar os EUA, aplicando contratarifas sobre 26 bilhões de euros (US$ 28 bilhões) em produtos vindos do país (como o uísque) a partir do mês que vem, intensificando uma guerra comercial global em resposta às tarifas gerais dos EUA sobre aço e alumínio.
A União Europeia garantiu, no entanto, que permanece aberta a negociações e que acredita que tarifas maiores não são do interesse de ninguém.
Trump, no entanto, não falou sobre renegociar sua política tarifária e atacou o bloco nas redes sociais.
“A União Europeia, uma das autoridades tributárias e tarifárias mais hostis e abusivas do mundo, que foi formada com o único propósito de tirar vantagem dos Estados Unidos, acaba de colocar uma tarifa desagradável de 50% sobre o uísque”, escreveu Trump na plataforma Truth Social.
“Se esta Tarifa não for removida imediatamente, os EUA em breve colocarão uma Tarifa de 200% sobre todos os VINHOS, CHAMPANHE E PRODUTOS ALCOÓLICOS SAINDO DA FRANÇA E OUTROS PAÍSES REPRESENTADOS PELA UE. Isso será ótimo para os negócios de Vinho e Champanhe nos EUA.”
A União Europeia exportou 4,9 bilhões de euros em vinhos para os EUA no ano passado, de acordo com a agência de estatísticas Eurostat. Isso representa 29% das exportações totais de vinho do bloco. De todas as exportações, a França representou quase metade dos negócios, e a Itália quase 40%.
O hiperfoco de Trump em tarifas abalou a confiança dos investidores, consumidores e empresas e aumentou os temores de recessão.
Ele também desgastou as relações com o Canadá, um aliado próximo e grande parceiro comercial, ao ameaçar repetidamente anexar o país vizinho.
A Comissão Europeia disse que encerrará sua suspensão atual de tarifas sobre produtos dos EUA em 1º de abril e que suas novas tarifas estarão totalmente em vigor até 13 de abril.
Fonte: g1